Canoa havaiana: benefícios, regras e como praticar

Canoa havaiana: benefícios, regras e como praticar

CANOA HAVAIANA

 

A modalidade chama a atenção na orla das praias e lagos pela particularidade das canoas, que incluem uma conexão com um flutuador, além de possibilitar a socialização dos praticantes e oferecer lindas paisagens. Abaixo, conheceremos mais sobre seus benefícios e regras da modalidade, que tem bases em diversas cidades da orla brasileira, onde técnicas são ensinadas.

No Brasil

 

Se no passado a canoa havaiana serviu como instrumento de locomoção para o povo polinésio e, até mesmo, aos colonizadores daquelas ilhas, a chegada ao Brasil só aconteceu no ano 2000, graças à iniciativa do atleta de canoagem Fábio Paiva, responsável pela fabricação da primeira canoa havaiana nacional e por difundir o esporte em diferentes cidades do país.

Inclusive, Paiva utilizou um modelo de canoa semelhante ao encontrado no Havaí, mais popular nas Américas. Diferente, por exemplo, dos europeus, que têm influência no esporte através do Taiti, país com fortes relações com a França. No Brasil, a primeira canoa chegou importada dos Estados Unidos para ser montada no porto de Santos. Esta, aliás, serviu como amostra para a construção de novas por Paiva. Com isso, a cidade de Santos é um dos principais berços da modalidade no país, na qual ocorreu a primeira competição brasileira, em 2001.

Atualmente, todas as regiões brasileiras têm clubes de canoa havaiana, com grande destaque para as cidades do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Benefícios

 

Os grupos musculares mais exigidos, são:

 

  1. Costas;
  2. Core;
  3. Ombro;
  4. Braços;
  5. Glúteos;
  6. Posteriores da coxa.

 

O esporte também auxilia:

 

  1. Melhora do condicionamento cardiovascular;
  2. Fortalecimento muscular;
  3. Resistência muscular localizada;
  4. Melhora da postura;
  5. Melhora da autoestima e da socialização.

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.